top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdam Oliveira

Tinta fresca, novo lar

Bem vind@!


Este é o primeiríssimo post deste blog e aproveito te falar sobre coragem. Há muito tempo eu estudo e reúno coragem para dialogar com temas que sempre quis tornar mais acessível a todas as pessoas sobre saúde mental, mas que sempre resisti por receios e expectativas negativas.


Para muitos a sensação de coragem sobre algo depende de muito esforço envolvido até esse desejo virar um ato. Mas pra que necessitamos de tanta coragem para as coisas? Não é mais fácil se defender só quando for realmente necessário?


É comum nos defender das coisas antes que elas tenham ocorrido, mas... porque impedir que as coisas nos afetem? Proteger do quê? de quem?

A gente toma como referência todas as vezes em que nós fomos frustrados por algo/alguém. E o receio é de ser autêntic@ e ter nossa autenticidade destroçada por fatos dolorosos que sabemos. (ou achamos que sabemos)


-Perdi muito tempo, agora é tarde pra começar.
-O que eu acho que domino, na verdade é excesso de confiança. Não sei de nada.
-Não tenho idade pra isso. Deixa pra quem sabe mais.

Escrever um blog sobre saúde mental é um desafio pra mim, mesmo com uma mochila cheia de psicologia nas costas. Eu poderia me amedrontar com esse desafio e nunca mostrar o que há na mochila. Com medo de rirem da minha letra, da minha organização ou por ter compreendido errado algum conceito.


Mas o fato é que só vou saber se eu abrir a mochila e compartilhar. Não se trata de encorajar a enfrentar todos os tipos de receios que temos. Mas sim encorajar o inicio de uma busca por jeitos que permitam um enfrentamento mais "lidável".


Um blog é uma mídia que atualmente está vivendo um limbo, já que o ritmo da internet de hoje pede microtextos e muitas imagens deslumbrantes ou bem sacadas. Vou montar uma casa de debates em um terreno incerto. No entanto é a descontração que o blog possui que permite que eu lide com meu nível de coragem.


Já atuo profissionalmente desde 2016 com saúde mental, mas sempre tive sérias críticas contra a profundidade de um pires que há hoje nas redes sociais e demais mídias. Estamos criando humanos nada ásperos, tudo escorrega igual ao deslizar de um feed de fotos que nunca prendem a sua atenção.


O blog vai te encorajar a ganhar um pouco mais de aspereza, vamos democratizar, tornar mais acessível o que a Psicologia traz para a sociedade e também para nossas vidas.


Pega um pincel e vamos começar a deixar marcas por aí!



Adam Augusto - Psicólogo


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page